No ultimo dia 13 de
junho, mais uma mãe perdeu um filho vítima de homofobia. Desta vez foi o garoto
de 14 anos Rafael Barbosa de Melo da cidade de Cariacica, Santa Catarina. O
jovem que cursava o 7º Ano de Ensino Fundamental desejava ser estilista,
segundo a mãe, ele era muito fechado, de poucas amizades, pois sofria
discriminação dos colegas. Rafael foi encontrado morto em uma estrada próximo de
sua casa, com sinais de pauladas e pedradas. A reportagem completa você pode
ler clicando aqui.
Foto: Edson Chagas |
Ora, é indiscutível a
importância de se trabalhar Gênero e o respeito pela diversidade na Escola. O
jovem Rafael antes de ser brutalmente assassinado também sofria bullyng, conforme
relatou a mãe do garoto na reportagem do Gazeta Online: “Muitas pessoas
implicavam com ele, caçoavam e o xingavam. Implicavam com o jeito dele andar,
dele andar e por ele fazer roupas. Ele sofria muito, por isso meu filho era uma
pessoa de poucos amigos e muito fechado ”. Portanto,
o cotidiano de Rafael certamente não era nada fácil.
É importante ressaltar,
que em momento algum a mãe de Rafael afirmou que o rapaz era homossexual ou a
qual gênero ele se identificava, o assassino ceifou sua vida julgando apenas
sua maneira de andar e falar, um exemplo brutal de intolerância.
Segundo a reportagem do
JusBrasil que apresentou o Mapa da Violência 2011 da Unicef, “O risco de um
homossexual ser assassinado no Brasil é 785% maior que nos Estados
Unidos” e o Estado da Federação com maior índice é a Bahia, seguido de Alagoas,
São Paulo e Rio de Janeiro. Para ver a reportagem completa e a estatística,
clique aqui
Caras/os professoras/es,
leve este debate aos seus alunos, demonstre as estatísticas aqui apresentado, discuta
com eles com esta situação é extremamente grave; argumente quantas vidas mais
serão tiradas pela intolerância?
Para finalizar, deixo a
sugestão de leitura do Módulo I do Livro Gênero e Diversidade na Escola: Formação de Pofessoras/es em Gênero,Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais, além das estatísticas
acima apresentadas. Selecione trechos e apesente aos alunos.
Fontes:
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