Jovem vítima de Homofobia

No ultimo dia 13 de junho, mais uma mãe perdeu um filho vítima de homofobia. Desta vez foi o garoto de 14 anos Rafael Barbosa de Melo da cidade de Cariacica, Santa Catarina. O jovem que cursava o 7º Ano de Ensino Fundamental desejava ser estilista, segundo a mãe, ele era muito fechado, de poucas amizades, pois sofria discriminação dos colegas. Rafael foi encontrado morto em uma estrada próximo de sua casa, com sinais de pauladas e pedradas. A reportagem completa você pode ler clicando aqui.

Foto: Edson Chagas
Ora, é indiscutível a importância de se trabalhar Gênero e o respeito pela diversidade na Escola. O jovem Rafael antes de ser brutalmente assassinado também sofria bullyng, conforme relatou a mãe do garoto na reportagem do Gazeta Online: “Muitas pessoas implicavam com ele, caçoavam e o xingavam. Implicavam com o jeito dele andar, dele andar e por ele fazer roupas. Ele sofria muito, por isso meu filho era uma pessoa de poucos amigos e muito fechado ”.       Portanto, o cotidiano de Rafael certamente não era nada fácil.

É importante ressaltar, que em momento algum a mãe de Rafael afirmou que o rapaz era homossexual ou a qual gênero ele se identificava, o assassino ceifou sua vida julgando apenas sua maneira de andar e falar, um exemplo brutal de intolerância.
Segundo a reportagem do JusBrasil que apresentou o Mapa da Violência 2011 da Unicef, “O risco de um homossexual ser assassinado no Brasil é 785% maior que nos Estados Unidos” e o Estado da Federação com maior índice é a Bahia, seguido de Alagoas, São Paulo e Rio de Janeiro. Para ver a reportagem completa e a estatística, clique aqui

Caras/os professoras/es, leve este debate aos seus alunos, demonstre as estatísticas aqui apresentado, discuta com eles com esta situação é extremamente grave; argumente quantas vidas mais serão tiradas pela intolerância?


Para finalizar, deixo a sugestão de leitura do Módulo I do Livro Gênero e Diversidade na Escola: Formação de Pofessoras/es em Gênero,Sexualidade, Orientação Sexual e Relações Étnico-Raciais, além das estatísticas acima apresentadas. Selecione trechos e apesente aos alunos.

Fontes:


Comentários