Para ficar de olho: Guacira Lopes Louro



Alguns autores e autoras são recorrentes nos estudos sobre Gênero e Sexualidade. Um bom exemplo é a professora, mestre e doutora em Educação Guacira Lopes Louro.

Guacira Lopes Louro é licenciada em História e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Foi fundadora do Grupo de Estudos de Educação e Relações de Gênero (GEERGE) e participa do grupo de pesquisa desde 1990. Tem publicados livros, artigos e capítulos, bem como orientado dissertações e teses sobre questões de gênero, sexualidade e Teoria Queer relacionados com o campo da Educação. Suas pesquisas atuais voltam-se aos estudos Queer, cinema e pedagogias da sexualidade. A docente foi também fundadora do GT 23 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - Anped - que a indicou para receber a estatueta Paulo Freire em 2012.

Podemos encontrar muitos vídeos, livros e artigos de Guacira pela web. Em nossa Biblioteca, você encontra "O corpo educado. Pedagogias da sexualidade", Autêntica Editora, 2010. Este livro traz textos de diversos autores de renome internacional, organizados por Guacira, abordando a produção histórica da sexualidade e as formas como ela vem sendo teorizada e exercida hoje.

Você pode fazer o download do livro clicando aqui.

No vídeo abaixo podemos conhecer um pouco da história de Guacira. Ela fala de seus tempos de estudante, professora e pesquisadora da UFRGS e debate sobre as relações de gênero, sexualidade e Teoria Queer.





Comentários